quinta-feira, 5 de março de 2009

Matéria da revista Claudia desse mês.


Reeducação alimentar aos 30 anos

Troque itens da sua alimentação por outros mais saudáveis. Isso ajuda a combater o stress e o esgotamento mental, além de dar pique para você resolver suas mil e uma tarefas diárias
Edição Ulrica d’Orey
Parte 1
• Use o restaurante por quilo a seu favor. Em vez de se entregar à variedade de comida (que faz a gente comer mais!), comece pelo bufê de saladas: as folhas devem ocupar cerca de dois terços do seu prato. Complete com apenas uma opção de carboidrato e uma de proteína.
• Inclua quinoa na sua rotina. O grão é fonte de proteínas, fibras, vitaminas, ferro, cálcio e ômega 3 e 6 e tem menos calorias que a aveia. Por tudo isso, ganhou o títulos de “alimento perfeito”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Pode ser preparado e servido como o arroz, refogado com cebola e alho, ou consumido cru enriquecendo saladas, sucos, sopas, pães, bolos e tortas.
• Para prolongar a juventude interna e externa, coloque sempre no prato alimentos ricos em carotenoides – responsável pelo colorido da cenoura, da abóbora, do tomate, da manga, do mamão... “No organismo, essa substância se transforma em vitamina A e é capaz de prevenir o envelhecimento provocado pelo sol, atenuar linhas de expressão e estimular a síntese do colágeno”, explica a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.
• Anote aí a receita para ter mais pique no trabalho: duas castanhas-do-pará e dois damascos por dia. A combinação protege o sistema imunológico, combate os radicais livres e fornece nutrientes como ferro e potássio.
• A nutricionista Cynthia Antonaccio não se cansa de repetir: “Tire o saleiro da mesa”. O excesso de sal retém líquido, deixando você inchada e com a sensação de estar gorda. Mais uma má notícia: o vilão favorece o aparecimento de celulite e de bolsas embaixo dos olhos.

• Se você anda mal-humorada, experimente colocar no prato alimentos ricos em ácido fólico e selênio. “O primeiro auxilia no equilíbrio das funções cerebrais e o segundo combate o cansaço mental”, explica a médica ortomolecular Sylvana Braga, de São Paulo. Boas fontes: feijãobranco, suco de laranja, fígado, ovos e frutos do mar.
• Não há nervosismo que resista a uma xícara de chá feito com 1 colher (sobremesa) de alecrim, jasmim ou melissa. “Essas ervas são capazes de atuar no sistema nervoso central, ajudando a acalmar. Beba três vezes ao dia”, indica a fitoterapeuta Adriana Sarti, de São Paulo.
• Para turbinar a ação do seu creme anti-idade, consuma diariamente uva, brócolis, maçã, alho e cebola. Fontes de flavonoides, retardam os sinais do tempo em três anos ou até seis se cozinhar com azeite em vez de margarina e molho de tomate no lugar do creme de leite.
• Contra o ressecamento excessivo da pele, experimente ingerir 1 colher (sopa) de óleo de macadâmia por dia. Poderosa fonte de ômega 7, ele regenera os tecidos e hidrata profundamente. “Mas, para fazer efeito, deve ser consumido frio, na salada ou acompanhando o pão”, alerta o naturopata Orlando Vettorazzo, de São Paulo.
• O hábito de chupar balas para enganar a fome pode estar sabotando a sua dieta. Para tirar a dúvida, deixe em um lugar visível todas as embalagens. No fim do dia, multiplique o número de papéis por 15, que é o valor energético de uma bala simples, ou 30, se for recheada.
• Comer frutas cítricas, como laranja, acerola, tangerina e limão, três vezes ao dia, ajuda a combater o envelhecimento precoce e a prevenir câncer e doenças do coração. “Se enjoar, faça um rodízio com frutas roxas ou vermelhas, como amora, morango, uva, ameixa, cereja e framboesa, que contêm antocianinas, substância com ação semelhante”, diz a pesquisadora Jocelem Salgado.

Um comentário:

  1. Olá Gisa!

    Tentando recuperar os quilinhos adquiridos no Carnaval, né? Tá igual a mim... Também cometi alguns e excessos e agora tá dificil de mandar estes quilinhos indesejáveis embora...
    Eu coloquei o número de visitantes no meu blog, mas quem foi me ensinando o passo a passo foi a Renata Perim. É bem complicado mesmo, mas deu certo. Ela entrou no MSN comigo e foi me ajudando. Não sei se ainda lembro direito, mas posso tentar te ajudar. Quando estiver no MSN, me chame, ok?
    Beijocas!
    E visite meu blog també, tá bom?

    ResponderExcluir