sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROGRAMA EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DA ASSIM

Envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de alguns medicamentos auxiliares.
Dependendo da situação de cada paciente, pode ser indicado o tratamento comportamental, envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.
Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, a ingestão calórica total é reduzida, bem como o ganho calórico decorrente desta. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social (psicoterapia individual, em grupo ou familiar).
Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de re-forço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso. A prática de exercícios apresenta uma série de benefícios, além de resultar em gasto enérgico, para o paciente obeso, melhorando o tratamento. São alguns desses benefícios:• Diminuição do apetite;• Aumento da ação da insulina;• Melhora do perfil de gorduras;• Melhora da sensação de bem-estar e auto-estima.
Não são recomendadas dietas muito restritas devido a riscos metabólicos graves, acidose e arritmias cardíacas. São exemplos de dietas não recomendadas: comer apenas alguns alimentos (exemplo: dieta do abacaxi); ingerir apenas líquidos; alimentar-se somente com alimentos ricos em gordura e proteína, entre outros.
Os especialistas estão chegando a conclusão de que simplesmente proibir as pessoas de comer determinados alimentos não leva à perda de peso definitiva (o efeito sanfona). Indica-se o plano alimentar que sugere várias refeições ao dia, libera todo tipo de comida consumida com moderação e, o mais importante, mostra como alterar os hábitos devagar e para sempre.
Os casos que necessitam de cirurgia são exclusivamente aqueles classificados como obesidade mórbida (grau III).
A utilização de medicamentos como auxiliares no trata-mento do paciente obeso deve ser realizada somente com orientação médica, não sendo em geral o aspecto mais im-portante das medidas empregadas. Dependendo da com-posição farmacológica, estes apresentam diversos efeitos colaterais, alguns deles bastante graves, tais como arrit-mias cardíacas, surtos psicóticos e dependência química.
OS ALIMENTOS DEVEM SER CONSUMIDOS EM PROPORÇÕES ENERGÉTICAS BALANCEADAS, PARA QUE HAJA UM EQUILÍBRIO. CADA INDIVÍDUO TEM UMA NECESSIDADE ESPECÍFICA, POR ISSO, ANTES DE INICIAR SEU PLANO ALIMENTAR, CONSULTE UM NUTRICIONISTA.

Começou ontem a minha triagem. Minha primeira consulta foi com a clínica geral e ela após analisar meus exames (fiz um checkup) ela disse que estavam todos normais. Que bom né!
Ela disse que o meu programa será REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA, não é o caso de me encaminhar para um endocrino, pois eu estou com obesidade grau 1 e que medicamentos são para casos extremos.
Na nossa conversa, a dra. me disse tudo o que nós já sabemos, que SÓ COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR eu conseguirei um EMAGRECIMENTO DEFINITIVO E SAUDÁVEL, pois remédios só fazem emagrecer e não NOS EDUCAR. (Isso eu já sabia, por isso a dificuldade né!)
Hoje à tarde eu terei consulta com a nutricionista e farei anamnese com a enfermagem. Nossa, era tudo o que eu precisava, uma equipe multidisciplinar me ajudando nesse processo de emagrecimento.
Aqui contarei tudo o que acontecer nesse processo e o cardápio criado pela nutri. Quanto a Clínica geral, ela, dra. Patrícia me agendou para voltar daqui há 2 meses para eu contar como estou indo. Legal né!
Gentem, quem tiver o plano de saúde ASSIM ou outro procure saber se eles têm esse programa. AMEIIIIII!!!
Depois conto como foram as consultas de hoje.
Bjão e comentemmmmm!!

6 comentários:

  1. Hehehe, gostei do comentário sincero sobre a letra ruinzinha. Estou prá trocar o template e vou levar isso em conta, pq esse modelo que estou é travado. Vou ver se dou um jeito.
    Obrigada e força aí.

    ResponderExcluir
  2. Depois vê lá se a letra melhorou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Reeducação alimentar é realmente a chave para o emagrecimento saudável. Amei suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi dei uma passada no seu orkut e vi o end lá...comecei a minha RA sozinha pois como já te disse estou dura!!!! E não tenho plano de saúde, aff...
    A meta são 75kg (não importando o tempo), comecei em maio (não me lembro da data) e o final seria no dia 11 de junho, consegui depois de muita luta e várias jaquices (jacar é abusar, comer demais, sair total da dieta) eliminar 2 kg, mas como disse minha prima antes eliminar do que ganhar...E estamos aí uma luta constante sem pressa e seguindo uma única direção ficar de bem com o espelho novamente!!!!Te desejo toda força do mundo!!! Se cair não desista!!!Comece tudo novamente no dia seguinte... Vamos marcar qualquer dia desses uma caminhada, já que moramos perto uma da outra, um bjão...

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estava visitando os blogs e vi o seu!!!! Gostei do formato, cor, etc, obejtivo, visto que temos o mesmo peso e quase o mesmo tanto de quilos a perder!! Vamos nos apoiar? Abraços!

    ResponderExcluir
  6. poxa achei super legal o q o assim tem p nos oferecer q fazer parte dessa alimentaçao vou marcar uma consulta. obrigada p dica to precisando

    ResponderExcluir